I N N O V I O

Carregando...

A importância do uso de tecnologias na educação a distância

O avanço do EAD é algo que não pode ser ignorado, com o número de matrículas em aula EAD crescendo a cada ano. Porém, é observando dentro da educação a distância que você percebe o seu maior trunfo: o uso de tecnologias para EAD.

O crescimento do EAD no Brasil é proporcional ao avanço da tecnologia no ensino, pois permite duas coisas: soluções tecnológicas para problemas de ensino e maior acesso da população brasileira à internet.

Mas como é a relação entre tecnologia e educação a distância mais a fundo? Qual é a importância da tecnologia na educação a distância? Saiba mais prosseguindo com a leitura do artigo!

Tecnologia e educação a distância: um panorama interessante no Brasil

“Quando ferramentas digitais são adotadas no ensino a distância, se torna mais simples e prático difundir o conhecimento.”

Qual é a importância da tecnologia na educação a distância? Para entender isso, é necessário antes entender o panorama do Brasil e da aula EAD. No Brasil, 3 em cada 4 brasileiros têm acesso à internet (o que equivale a 134 milhões de pessoas).

Em recorte por renda, o nível de acesso é de 61% entre aqueles que ganham menos de um salário-mínimo. Acima de três a cinco salários-mínimos, o índice é de 86%. Em recorte por região, 53% do acesso é rural, enquanto 77% é urbano.

Por que isso é importante?

Isso é relevante por dois motivos em específico:

  • Das 15 milhões de pessoas fora da universidade, 67% pode arcar com ensino superior apenas no EAD;
  • Na mesma pesquisa, 61% dos entrevistados acham relevante poder estudar onde e quando quiser.

Com o avanço da tecnologia, o ensino a distância conseguiu alcançar dois públicos: aquele que não pode arcar com ensino superior tradicional e aquele que mora distante dos principais centros de estudo.

No entanto, essa é apenas uma das facetas das tecnologias para EAD – sua importância ocorre também durante o ensino!

A importância da tecnologia na educação a distância

“A tecnologia para EAD permite que exista uma aula virtual com maior autonomia e liberdade de conhecimento.”

A tecnologia no ensino não apenas permite o maior acesso na educação a distância, como também aprimora essa modalidade de ensino. A migração de alunos para o EAD não ocorre apenas pela democratização da internet, mas também por ser a melhor opção.

Com essa relação entre tecnologia e educação a distância, se vê três grandes benefícios ao aluno:

  • Aumento da capacidade de aprendizado do aluno, que busca informações e fontes a sua própria forma;
  • Melhor troca de experiência entre estudantes e deles com o professor;
  • Maior flexibilidade nos métodos de ensino.

Com isso, a importância da tecnologia na educação a distância se vê da seguinte forma: o aluno tem maior controle sobre seu estudo.

Quais são as vantagens da tecnologia no ensino?

A aplicação da tecnologia agrega de diferentes formas, o que resulta em diferentes benefícios. Além das 3 grandes vantagens citadas anteriormente, é possível perceber outras durante o ensino:

  • Contato com casos reais: o EAD é muito sobre ter finalidade prática e, para isso, usa de casos reais no curso;
  • Uso de materiais visuais: de forma a ter melhor memorização e assimilação do conteúdo, é usado de conteúdos visuais;
  • Individualidade: no EAD, é possível criar um conteúdo que atenda às necessidades pessoais de cada estudante;
  • Uso de jogos: a gamificação é ótima para uma aprendizagem interativa;
  • Maior motivação: por existir uma sala de aula EAD mais dinâmica, os alunos se sentem mais motivados para aprender. Com isso, há maior atenção ao conteúdo.

Quais são as tecnologias utilizadas no ensino a distância?

Afinal, como a tecnologia permite que o ensino a distância atue da melhor forma? De inúmeras maneiras. É hora de conhecer algumas delas!

Plataforma EAD

Também chamada de Sistema de Gestão de Aprendizagem, a plataforma EAD é um excelente meio para distribuição de materiais e interação entre professores e alunos. É uma opção mais econômica em relação a criar um portal próprio para cursos.

Numa plataforma EAD, é possível gerenciar todos os aspectos do curso, do cadastro de novos alunos até armazenamento de provas.

Baixar eBook Como Criar um Curso Online

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Outra tecnologia comum é o ambiente online para acesso dos alunos por login e senha. Estou falando do Ambiente Virtual de Aprendizagem, um espaço onde é disponibilizado:

  • Conteúdos do curso;
  • Videoaulas;
  • Videoconferências;
  • Chat e fóruns;
  • Biblioteca virtual;
  • Entre outras coisas.

Basicamente, é uma sala de aula simulada!

Biblioteca Virtual

O acesso a livros é um dos grandes problemas dos brasileiros, mas isso pode ser resolvido por meio de outra tecnologia: biblioteca virtual. Nesse espaço virtual, você pode encontrar livros, apostilas e outros materiais complementares.

Dessa forma, seu ensino pode ser mais completo, pois você tem uma base bibliográfica para suas atividades no curso.

Baixar eBook Como Gravar Vídeos Profissionais do Celular

Microlearning

Para aprimorar o método de ensino, existe a tecnologia microlearning, uma prática que divide um conteúdo mais profundo em pequenas partes concentradas. Com isso, o curso se desenvolve de maneira mais enxuta e específica.

O microlearning ocorre através de vídeos, animações, podcasts, infográficos, entre outros materiais, dentro de curtos espaços de tempo. Dessa forma, é possível uma melhor assimilação do conteúdo.

Videoconferência

Dentro da aula EAD, é comum o uso de vídeos gravados e editados previamente para transmitir o conteúdo. Porém, a videoconferência funciona de maneira diferente, permitindo uma conexão simultânea entre professor e aluno.

Essa tecnologia abre espaço para uma discussão em tempo real, onde o aluno pode enviar dúvidas e ser respondido na mesma hora. Além disso, é possível disponibilizar a aula depois para quem não pôde participar na hora.

Você pode aplicar isso no seu próprio portal para curso online, pode contar com um aplicativo na internet ou buscar isso numa plataforma EAD. De qualquer forma, é uma tecnologia indispensável na educação à distância.

Tecnologia e educação a distância continuarão juntas?

A resposta é sim. Conforme a tecnologia avança no mundo e aqui, mais a educação a distância evoluirá, de forma que o ensino continue atendendo às necessidades do aluno. Isso é importante para o EAD permanecer um modelo de ensino diferente. E, claro, que você, como usuário da educação a distância, também contará com essas tecnologias por perto. Para isso, basta estar numa plataforma EAD moderna como a que temos aqui na Innovio!

Monte seu curso EAD agora, Grátis!

Leave a Comment

innovio_logo-04

A Innovio usa tecnologia e design para tornar a experiência de fazer um curso online mais simples e agradável, tanto para quem ensina quanto para quem aprende.

Innovio Desenvolvimento de Software LTDA

CNPJ: 37.480.203/0001-32

Feito com & no