Plataforma EAD

Aprenda a escolher a plataforma EAD ideal para o seu curso online

Rafael Müller
Escrito por Rafael Müller em 25 de julho de 2020
Junte-se a mais de 25 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A educação a distância tem ganhado, com o passar dos anos, cada vez mais credibilidade, seja em cursos acadêmicos, técnicos, profissionalizantes, etc.

O mais interessante é que cada vez mais essa metodologia de ensino tem ganhado força não apenas em instituições privadas, mas também públicas.

Desse modo, hoje é possível encontrar diversos tipos de cursos online, ofertados por instituições de ensino ou por profissionais de um determinado seguimento.

Indiscutivelmente essa metodologia tem favorecido muita gente, sobretudo por conta de sua flexibilidade, então, o que estamos presenciando no seguimento é grandes instituições e pequenos empreendedores investindo e desenvolvendo cursos online para aumentar seus rendimentos.

A ação é assertiva, pois sempre tem alguém querendo aprender o que desenvolvedores de cursos estão dispostos a ensinar, mas para que tanto empreendedores e clientes fiquem satisfeitos é preciso oferecer o curso online em uma plataforma EAD de qualidade.

Todavia, você sabe como escolher a plataforma para cursos EAD? A seguir vamos te contar todos os recursos e ferramentas essenciais para uma plataforma de EAD!

O que é uma plataforma de EAD?

Vamos começar pelo básico, para entendermos como escolher uma plataforma para cursos EAD seja uma plataforma EAD gratuita ou não é muito importante entender o que é essa plataforma.

O conceito de plataforma EAD é mais fácil principalmente para as pessoas que já fizeram alguma matéria, aula ou curso à distância, pois já entende que para acessar o conteúdo dessas aulas é preciso acessar uma plataforma ou AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

É nessa plataforma que o aluno terá sua completa experiência de aprendizado, terá acesso ao conteúdo das aulas, materiais da disciplina e a materiais complementares, atividades, simulados, avaliações, fóruns e interação com os professores disponibilizados por quem está oferecendo o curso.

Tudo isso é possível em uma plataforma de EAD por conta da tecnologia responsável para fazer a gestão de todos esses recursos.

Vale ressaltar que muitas dessas plataformas precisam estar integradas a outras ferramentas e tecnologias para entregar os resultados esperados, como por exemplo uma boa plataforma de vídeos, etc.

Em outras palavras, para que as engrenagens de uma plataforma para cursos EAD funcionem é necessário que ela tenha alguns recursos, portanto, é preciso atenção redobrada na hora de escolher plataforma EAD para que ela seja ideal para seu curso.

O que uma boa plataforma para cursos EAD precisa ter?

Ao analisar as opções de plataforma EAD gratuita ou não, tente observar se ela é ideal para seu curso, pois é interessante que ela tenha os recursos que seu curso irá precisar, tanto para facilitar o gerenciamento, como para otimizar a experiência dos alunos.

De início precisamos dizer que não existe uma plataforma EAD perfeita, mas, com certeza, existe uma das muitas opções que há no mercado que irá atender as necessidades de seu projeto.

Diante dessa perspectiva, elencamos abaixo alguns dos principais atributos para uma plataforma de EAD, portanto, confira para você aprender a escolher a plataforma EAD ideal para o seu curso online.

1 – Possuir um bom AVA

Tente pensa no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) como uma sala de aula online elaborada para seu curso online, portanto, como qualquer sala de aula é preciso que tenha as ferramentas necessárias para fomentar o aprendizado.

No ambiente virtual essas ferramentas são interface intuitiva, um ambiente de acompanhamento do progresso do aluno, a forma de entregar os conteúdos normais e complementares para o aluno, suporte, etc.

Sem dúvida possuir um bom AVA é um dos atributos principais para que seu curso online corresponda com as expectativas de seus alunos, até porque um AVA mal estruturado prejudica a comunicação entre professor e aluno e, claramente, no processo de ensino-aprendizagem.

Para você escolher um bom AVA, é necessário que você tenha bem determinado o objetivo do curso e com isso irá determinar a usabilidade do ambiente ou seja, o que esse ambiente precisa ter para te dar condições de gerir e entregar os conteúdos para os alunos.

2 – Ser responsiva

Pesquisas já apontaram que a maioria dos brasileiros tem acesso a internet por meio de seus smartphones, portanto, para escolher uma plataforma para cursos EAD você não deve negligenciar esse fato.

Escolha uma plataforma que se adapta a dispositivos moveis, pois somente assim será possível entregar uma boa experiência aos alunos e também para ficar bem posicionado frente aos motores de busca (como o Google) e conquistar mais alunos.

Vale ressaltar que boa parte das plataformas EAD gratuitas ou não, já são responsivas, no entanto, confira em vários dispositivos para ver como ela se adequa aos formatos de tela diferentes.

3 – Oferecer personalização

Com o crescimento de cursos online, um dos grandes diferenciais para atrair clientes é oferecer uma plataforma de EAD personalizável, não apenas no quesito de oferecer conteúdos ricos, atraentes e com qualidades.

É bastante interessante que ofereça recursos interativos para engajar com o aluno e melhorar sua experiência e aprendizagem, por exemplo, mudar as cores de tela, ter uma organização de conteúdos personalizada, fóruns, possibilidade de compartilhamento, etc.

4 – Amparar diversos formatos de conteúdo

Por mais que seu objetivo seja oferecer as aulas de seu curso em formato de vídeo, é bem provável que em algum momento você irá necessitar oferecer conteúdos extras para seus alunos em formatos diferentes.

Portanto, ao escolher sua plataforma de EAD certifique-se de que ela ampara outros tipos de formato além de videoaulas, como por exemplo: ebooks, áudio, podcast, quis, etc.

5 – Ser segura

É inquestionável que muitas vezes as pessoas podem se interessar pelo curso online, porém fazer uma compra online pode deixar muita gente apreensivo, portanto, invista em uma plataforma para cursos EAD confiável, pois isso aumenta sua competitividade.

Para melhorar a credibilidade de seu curso e aumentar a confiabilidade do consumidor há algumas práticas importantes a ser observadas para a segurança de todos:

  • Deixar claro e visível a política de reembolso do curso;
  • Inscrição objetiva, ou seja, colete apenas as informações necessárias, pois quanto mais informações você pede, mais o consumidor poderá desistir da inscrição no meio do caminho;
  • Certificado SSL, atributo extremamente necessário para quem trabalha com vendas pela internet.

Modelos de plataforma para cursos EAD

Após elencar os principais atributos que uma plataforma EAD precisa ter, fica aquela pergunta marota, sobre “por quais plataformas EAD pesquisar?”.

Primeiramente é interessante frisar que existe plataforma EAD gratuita, porém elas oferecem recursos limitados e quem quer ter um curso online escalável, precisa se certificar de suas escolhas, por isso trouxemos plataforma de EAD pagas disponíveis no mercado.

O mais interessante é que elas já são destaque e referência nesse mercado, portanto entregam boas ferramentas para que você colha ótimos resultados.

EadBox

A EadBox é uma plataforma EAD bastante completa e intuitiva, sendo bastante utilizada para

  • Treinamentos virtuais
  • Cursos online
  • Controle de marca
  • Etc.

Ela possui diferenciais interessantes como transmissões ao vivo, personalização e versão mobile, etc.

Edools

A Edools é uma das mais famosas plataformas de EAD que já atendeu empresas de renome (como a PlayStation, etc.).

O diferencial é que essa plataforma já tem uma grande credibilidade, é 100% personalizável e oferece uma vasta gama de recursos para proporcionar uma experiência incrível para os alunos

EAD Plataforma

A EAD Plataforma, também se destaca no mercado de plataforma para cursos EAD, por oferecer uma interface intuitiva, proporcionar um fácil manuseio por parte dos alunos e professores.

Ela tem vários diferenciais com as aulas ao vivo, sistema de gestão de alunos, múltiplo professores, certificados e muito mais.

Essa plataforma EAD oferece alguns planos bem interessantes que você pode escolher conforme as necessidades de seu curso online.

Innovio

Nós, da Innovio, também oferecemos uma plataforma EAD inovadora, sem mensalidade ou anuidade, para você colocar seus cursos online no ar com todo o suporte e amparo técnico que você precisa.

Seus diferenciais estão acessibilidade que você pode dispor o seu conteúdo: é possível postar questionários, utilizar vários tipos de arquivos de aula, com um construtor de cursos intuitivo.

A plataforma também conta com área de membros e relatório de pagamentos, para você administrar com eficiência os seus cursos.

Se você chegou até aqui deve ter percebido que não é muito fácil escolher uma plataforma EAD, pois são vários detalhes a serem observados e para isso.

Portanto, observe o que foi exposto no artigo e tente analisar suas opções, não apenas as que demos, mas outras plataformas de EAD disponíveis, busque referências e relatos de usuários que utilizam essas plataformas para disponibilizarem seus cursos como de alunos. Desse modo, esperamos que você faça a escolha ideal da plataforma EAD para seu curso online!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *