I N N O V I O

Carregando...

O ensino a distância veio para revolucionar a forma de educação no mundo. Sem limites como barreiras geográficas e tempo, professores e alunos conseguem compartilhar/adquirir conhecimento de qualquer lugar do mundo com apenas alguns cliques.

Inclusive, pudemos ver os verdadeiros benefícios do ead na pandemia, que proporcionou que milhões de estudantes no mundo todo pudessem ter acesso as aulas através da internet.

A importância do EAD se tornou tanta que todos os anos milhares de cursos online e instituições são reconhecidos pelo MEC, e, de acordo com o último Censo do Ensino Superior, as matrículas de graduações EAD já passam da casa dos milhões.

Quer saber mais o porquê o ensino a distância se tornou tão popular e quais são os benefícios do ead para alunos e professores? Continue acompanhando este artigo!

Acessibilidade

Um dos maiores benefícios do EAD com certeza é a acessibilidade.

Segundo pesquisas da TIC Domicílios, no Brasil nós temos 134 milhões de usuários de internet, ou seja, 3 em cada 4 brasileiros, seja por desktop ou dispositivos móveis.

Esse acesso dos brasileiros à internet abriu as portas da educação através de cursos online, especializações e graduações EAD.

Com alguns cliques o estudante consegue acessar suas aulas até pelo celular, realizar avaliações e tirar dúvidas (até em tempo real) com seus professores.

Esse benefício atinge, inclusive, os municípios rurais, que possuem uma educação mais precária e o acesso à educação superior é quase inexistente.

Além disso, devido ao baixo custo que as instituições têm com as aulas EAD, as mensalidades dos cursos online podem custar até menos que a metade que a mensalidade de um curso presencial.

Redução de custos

A redução de custos com o ensino a distância também conta muito no quesito acessibilidade, tanto para professores quanto para alunos.

Alguns dos motivos que fazem a modalidade EAD ser uma opção bem mais acessível financeiramente:

  • Nos cursos presenciais, as instituições gastam muito mais com estrutura física, enquanto nas aulas online os gastos são mínimos;
  • Não existe um limite máximo de alunos por turma, o que torna a mensalidade mais barata;
  • A mão de obra é menor (assim como os custos com a mão de obra), permitindo também que a mensalidade saia mais barata;
  • Custos de manutenção são mínimos.

Não podemos esquecer da inclusão

O ensino EAD também permite que pessoas com alguma deficiência que não as permite se deslocar até uma instituição de ensino possam estudar em casa.

Com as aulas online, essas pessoas ficam a alguns cliques de distância de professores e instituições de qualidade em qualquer lugar do país.

Otimização de tempo e flexibilidade de horários

O segundo maior entre os benefícios do EAD é a flexibilidade de horário, tanto para professores como para alunos.

Ao contrário do modelo presencial, professores podem gravar e deixar salvas suas aulas nas plataformas EAD, sem necessariamente precisar cumprir horários de aula. Da mesma forma, os alunos podem acessar os materiais e videoaulas a qualquer momento.

Então, com o EAD, mesmo para alunos que trabalham e possuem uma rotina atarefada, é possível encaixar suas aulas no horário que for mais oportuno e melhor para seus desempenhos.

Além disso, os cursos online proporcionam uma grande otimização de tempo, já que não é necessário se deslocar até a instituição de ensino, enfrentando trânsito ou outros contratempos que possam aparecer.

Ensino de Qualidade e Validade Reconhecida

Ao contrário do que muitos pensam, as instituições de ensino a distância precisam passar por um rigoroso controle do MEC.

Antes de uma instituição EAD ser regulamentada pelo MEC, ela precisa passar por avaliações na banca dos professores, grade curricular, recursos didático-pedagógicos oferecidos, infraestrutura tecnológica, dentre outros.

Ou seja, os cursos EAD passam pelas mesmas avaliações pelo MEC que os cursos presenciais.

Vale ressaltar que com a aprovação do MEC, a instituição EAD irá oferecer ao aluno um diploma equivalente e de mesmo valor que um diploma presencial. O aluno terá a garantia de ter o seu diploma reconhecido em qualquer lugar do Brasil.

Por conta desse cenário, cada vez mais os cursos EAD têm ganhado o respeito e credibilidade, tanto quanto cursos presenciais.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Para melhorar ainda mais a experiência dos alunos e a qualidade das aulas, quase todas as plataformas EAD contam com o Ambiente Virtual de Aprendizagem, que tem como objetivo simular uma sala de aula convencional.

O uso do AVA serve, em essência, para a disponibilização de conteúdo, gestão de alunos e atividades. Permitindo uma maior interação entre alunos e professores.

Para o aluno, é possível:

  • Participar de fóruns de discussões;
  • Acesso à bibliografia e materiais de apoio;
  • Canal de contato direto com tutores/professores;
  • Realização de atividades dinâmicas para auxiliar na assimilação do conteúdo;
  • É possível também até participar de jogos para estimular o aluno a ter soluções criativas para problemáticas que envolvem o conteúdo estudado, recebendo recompensas.

Para o professor, é possível:

  • Uma melhor gestão dos alunos, sendo possível gerir mais de uma turma;
  • Gestão de atividades administrativas;
  • Criação de um espaço mais intuitivo na organização dos conteúdos do curso;
  • Ferramentas dinâmicas para criação e aplicação de exercícios.

Material didático de qualidade e acessível

Em graduações e pós-graduações presenciais, os alunos precisam adquirir materiais físicos de estudo e apoio, precisando se descolar até bibliotecas das instituições para alugar livros, e, até, precisando comprar os materiais.

Na modalidade EAD, é possível baixar e acessar os materiais das aulas de forma totalmente disponível ou encontrar os materiais em bibliotecas online.

Nas bibliotecas online não há limites de download e os materiais podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer dispositivo.

É possível levar seus materiais de estudo nos dispositivos móveis e estudar em qualquer lugar.

Também, materiais online são bem mais baratos que os físicos, por não precisarem de gastos com impressão, distribuição, etc. barateando os custos com livros e apostilas de estudo.

Variedade de cursos e capacitações

O ensino a distância também é vantajoso não só no quesito Ensino Superior.

Atualmente, no Mercado de Trabalho, muitas empresas estão valorizando mais os cursos e capacitações que os candidatos realizam do que o próprio diploma em si.

Através do EAD você tem uma infinidade de opções de cursos online de curta duração específicos para se capacitar e ter a chance de crescer em sua carreira.

Além disso, as próprias empresas, atualmente, têm utilizado o EAD para oferecer treinamentos para os seus colaboradores e dar aos mesmos a chance de crescer na empresa.

O Ensino EAD abriu as portas para qualquer profissional ter a chance de se capacitar e crescer profissionalmente.

Benefícios do EAD para professores e empreendedores

O ensino a distância também abriu uma grande oportunidade no Mercado para empreendedores e professores.

Hoje é possível disponibilizar cursos online com bastante facilidade e a baixíssimo custo, permitindo que professores, instituições e empreendedores criem negócios vantajosos e lucrativos.

Principalmente após a pandemia, a popularidade do EAD aumentou bastante, ampliando a demanda por esse tipo de modalidade. E, a tendência é que nos próximos anos o ensino a distância só ganhe mais credibilidade e se estabeleça no Mercado. 

Qualquer profissional hoje com conhecimento para compartilhar pode disponibilizar aulas em uma boa plataforma EAD e ganhar dinheiro com isso, seja como renda principal, como investimento ou renda extra.

Baixar eBook Como Gravar Vídeos Profissionais do Celular

Leave a Comment

innovio_logo-04

A Innovio usa tecnologia e design para tornar a experiência de fazer um curso online mais simples e agradável, tanto para quem ensina quanto para quem aprende.

Innovio Desenvolvimento de Software LTDA

CNPJ: 37.480.203/0001-32

Feito com & no