I N N O V I O

Carregando...

o que é Curso in company? Quais os benefícios e como implementar em sua empresa

Foi-se o tempo onde a educação se restringia às faculdades e cursos pelo Brasil. Hoje em dia, cada vez mais empresas investem em cursos e treinamentos para melhorar a qualificação de sua equipe. Estou falando do curso in company.

A proposta de curso in company é ser uma ferramenta para aprimorar os funcionários e para manter a empresa atualizada no mercado. O resultado é a melhora interna da empresa e a retenção de talentos.

Mas há mais vantagens nos cursos in company? Prossiga com a leitura do artigo e confira mais sobre educação empresarial!

Entendendo mais sobre educação corporativa

“Toda empresa precisa se tornar uma instituição que aprende. Ela também precisa se tornar uma instituição de ensino.” (Peter Drucker)

Antes de entender sobre treinamento in company, é necessário entender o que é educação corporativa. Para começar, não se trata de um treinamento interno, que resolve apenas problemas pontuais.

Educação corporativa propõe um processo contínuo de educação, sendo uma prática de gestão que promove o desenvolvimento dos colaboradores e crescimento da empresa. Basicamente, é uma melhora contínua para os funcionários e para a empresa em si.

Qual a importância da educação corporativa?

A verdade é que muitos profissionais chegam na empresa menos capacitados do que seria necessário. Em parte, isso é resultado de uma educação ineficiente pelo Estado, o que se torna um empecilho para a empresa.

Por isso, como aprimorar esse profissional e reter um possível talento? Por meio de um treinamento constante do mesmo, um treinamento que se adapta às estratégias e objetivos da empresa.

E isso funciona? Basta observar o desempenho de uma indústria multinacional de peças automotivas que, entre 2008 e 2015, qualificou 5,3 mil profissionais em 1,2 mil oficinas credenciadas. O retorno foi claro:

  • Vendas nas oficinas cresceram 65%;
  • Satisfação dos clientes atingiu marca de 99%;
  • Recomendação dos serviços foi cerca de 80%.

E como obter isso? Pela proposta de curso in company!

O que é curso in company?

“A ideia por trás do treinamento in company é trazer oferta de conteúdo sob medida como treinamento EAD.”

Curso in company se trata de um modelo para capacitação de funcionários dentro de uma empresa, realizado pela mesma e utilizando de sua estrutura. Todo evento de educação empresarial pode ser assim classificado.

Um exemplo é um treinamento rápido sobre gestão de máquinas ou então um workshop sobre uma nova lei que afeta a empresa. Suas principais características são:

  • É realizado para o público interno da empresa;
  • Pode ser desenvolvido por uma instituição de ensino;
  • É uma capacitação desenvolvida sob medida para o perfil e necessidade da organização e dos funcionários;
  • Pode ser realizada numa plataforma EAD.

Como funciona o curso in company?

No geral, esse treinamento empresarial é um misto de teoria e prática. A instituição de ensino contratada (ou a própria empresa) promove um treinamento alinhado com as dificuldades da empresa, necessidades e objetivos.

Para isso, é muito comum o estudo de casos reais, que tenham implicações práticas na empresa. Os casos podem ser internos ou ocorrerem externamente, servindo de exemplo negativo ou positivo.

E como funciona na prática? Esse treinamento segue essas etapas:

  1. Realiza o diagnóstico do modelo empresarial praticado na empresa.
  2. Elabora soluções para os problemas encontrados.
  3. Propõe-se a execução das soluções.
  4. Ocorre a mensuração dos resultados ao final.

Quais são as vantagens do curso in company?

O que torna esse treinamento empresarial tão popular? As vantagens do curso in company. Ele traz benefícios como maior produtividade, potencialização de resultados e, claro, um diferencial competitivo.

Conheça agora essas vantagens na educação empresarial!

Conteúdo direto

Sendo um curso feito para a empresa em específico, o primeiro resultado é um conteúdo feito para a realidade dos colaboradores. Isso torna a assimilação do conteúdo mais simples e contempla as exatas necessidades do negócio.

Além disso, o curso serve para resolver os problemas técnicos e administrativos daquela empresa, não sendo uma solução padrão, mas personalizada.

Melhor uso de tempo

Um problema na capacitação de funcionários é o tempo utilizado para isso, o que significa uma pausa na cadeia produtiva. Com o uso de treinamento in company, é mais fácil definir datas e horários para as aulas.

Afinal, não se atrapalha as atividades tradicionais dos profissionais, ou seja, não há interferência no funcionamento da empresa. Consequentemente, não há ausência por causa de cursos externos.

Por fim, há maior flexibilidade para o profissional, que não precisa realizar um longo deslocamento e abdicar de uma parte do seu tempo.

Maior aceitação por parte dos funcionários

Um treinamento tradicional executado pela empresa costuma sofrer com custos muito altos para treinamentos externos e elevado índice de ausência nas aulas. Isso não é um problema quando o curso é executado dentro das estruturas da empresa.

Segundo pesquisas entre participantes de treinamento in company, é maior o índice de aceitação pelos funcionários.

Redução de custos

Cursos in company costumam ser vendidos em formato de pacotes e a empresa não terá o custo com espaço de realização. O resultado é uma diminuição dos custos com treinamento.

Afinal, com o contrato de pacotes, há redução no valor por aluno. Além disso, o uso de uma instituição de ensino reduz em muito os custos comuns de um treinamento.

Motivação maior

Com um curso personalizado para suas necessidades, o funcionário se sente mais valorizado pela empresa, o que maximiza sua motivação no trabalho. Além disso, há melhor coletivização do trabalho.

Acontece que cursos externos costumam dificultar o envio de vários profissionais ao mesmo tempo para treinamento. Num curso in company, todos os funcionários assistem a aula, o que permite um imediato debate.

Como criar uma proposta de curso in company?

Por fim, é chegada a hora de elaborar a sua proposta de curso in company. Como? Veja isso agora!

1. Realize um diagnóstico da empresa

Antes de qualquer coisa, você deve entender o seu modelo de negócio, com vantagens e dificuldades. Essa etapa é essencial para ocorrer a personalização do curso para a empresa – e ela é dividida em duas partes.

“O que é a empresa?”

Nessa parte, é momento de perguntas como:

  • Qual é o seu ramo de atuação;
  • Quais são seus valores, visão e missão;
  • Qual é a sua cultura organizacional;
  • Quais são os seus objetivos.

“Quais são os problemas?”

Depois, vem a identificação das principais dificuldades enfrentadas pela empresa, assim como suas necessidades. Podem ser perguntas como:

  • Qual é a satisfação geral com os processos;
  • O desempenho de uma atividade é bom;
  • Há comunicação interna na empresa.

2. Busque por professores ou parceiros para desenvolver o conteúdo

É importante que exista conteúdo de qualidade que seja bem ministrado por professores ou parceiros. Sua empresa deve ser criteriosa na escolha, contando com uma instituição de ensino com experiência de mercado e com foco no gerenciamento de equipes.

Além disso, é momento de definir se as aulas ocorrerão no meio virtual ou presencial, ou até mesmo de maneira híbrida entre os dois. A minha recomendação é o curso EAD, por motivos de:

3. Escolha uma plataforma EAD

Baixar eBook Como Criar um Curso Online

Sendo a sua escolha a ministração de aulas no meio virtual, é momento de se preocupar com a plataforma EAD. O que você deve buscar em uma?

  • Ela deve ser fácil de navegar, sendo intuitiva e rápida de carregar;
  • Ela deve ter muitas funcionalidades, o que permitirá a inserção de conteúdos complementares;
  • Ela deve permitir personalização, garantindo um espaço com seu perfil.

A Innovio se destaca nisso por ser a única plataforma EAD sem mensalidade ou anuidade, além de ser white-label, permitindo personalização.

4. Mensure os resultados

O seu curso deve propor soluções ao final das aulas – e essas soluções precisam ter seus resultados mensurados. Dessa forma, é possível perceber se o conteúdo foi bem aplicado e absorvido. Se não, é momento de refazê-lo!

Curso in company é a melhor solução?

Curso in company é uma das ideias mais interessantes na educação empresarial. Ele atende a diferentes propósitos na empresa: eficiência, personalização, aplicação real na empresa, etc. O curso in company permite que você produza um treinamento realmente feito para as suas necessidades, não um treinamento padrão. Dessa forma, é uma solução para o seu problema em específico!

Fale com um especialista da Innovio

Leave a Comment

innovio_logo-04

A Innovio usa tecnologia e design para tornar a experiência de fazer um curso online mais simples e agradável, tanto para quem ensina quanto para quem aprende.

Innovio Desenvolvimento de Software LTDA

CNPJ: 37.480.203/0001-32

Feito com & no