Plataforma EAD

O que é educação corporativa e a importância no sucesso empresarial

Rafael Müller
Escrito por Rafael Müller em 20 de setembro de 2020
Junte-se a mais de 25 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O projeto de educação corporativa é um pilar muito importante para pequenas, médias e grandes empresas. Para essas empresas, promover a educação corporativa entre seus funcionários é um diferencial competitivo.

Segundo pesquisa do grupo DMRH sobre educação corporativa, desde 2014 foi registrado um aumento de 42% no número de empresas que investem nisso. Inclusive, 14% das empresas já possuem uma universidade corporativa.

Mas o que é educação corporativa e como ela funciona em um treinamento EAD? Prossiga com a leitura do artigo e entenda melhor sobre a importância disso!

O que é educação corporativa?

“Não confunda educação corporativa com treinamento interno – o segundo resolve apenas problemas pontuais e não propõe um processo contínuo de educação.”

Educação corporativa é a prática de gestão de pessoas com objetivo de promover desenvolvimento dos colaboradores e crescimento da empresa. Não é só treino, mas um estímulo dos colaboradores junto às estratégias e objetivos da empresa.

Dessa forma, é um incentivo à inovação e à melhoria contínua da empresa, não se desenrolando apenas com treinamentos pontuais. O objetivo é que os funcionários desenvolvam todas as habilidades necessárias para o trabalho.

Como é realizada a educação corporativa no Brasil?

  • A realização dos cursos costumam ocorrer dentro da empresa, em salas exclusivas para isso ou em espaços disponíveis. Contudo, tem se popularizado a educação a distância, pois diminui gastos e aumenta a acessibilidade para colaboradores;
  • O público visado pelo treinamento EAD ou presencial são os colaboradores da empresa. Contudo, famílias de colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade local podem ser alcançadas pela educação corporativa;
  • Quem ensina na educação corporativa costumam ser os próprios gestores, com pesquisa apontando que costumam formar até 70% do corpo docente. Isso permite corte de custos e desenvolvimento de relação entre colaboradores.

Qual é a importância da educação corporativa?

Qual é a importância da educação corporativa? Para começar, cada vez mais as empresas sentem que a educação do Estado é insuficiente para que os colaboradores tenham as habilidades pedidas pelas empresas.

Dessa forma, o funcionário chega aquém do que o cargo pede, o que se torna um empecilho no desenvolvimento ágil da empresa. Por isso, as próprias empresas passaram a criar seu próprio projeto de educação corporativa.

Com o treinamento constante dos funcionários, eles se adaptam às estratégias e objetivos da empresa, funcionando em prol dela. Além disso, são reduzidos os índices de rotatividade em uma empresa, algo que sempre levou a mais gastos com treinamento.

Um funcionário com DNA da empresa realmente influencia no desempenho da mesma?

Veja o desempenho de uma indústria multinacional de peças automotivas que, entre 2008 e 2015, qualificou 5,3 mil profissionais em 1,2 mil oficinas credenciadas.

Como retorno, as vendas na oficina cresceram 65% em relação a estabelecimentos sem pessoal treinado. O índice de satisfação dos clientes atingiu a marca de 99% e a recomendação dos seus serviços atingiu algo próximo de 80%.

Essa é a importância da educação corporativa!

Quais são as vantagens da educação corporativa?

Apesar da importância, o treinamento EAD para educação corporativa ainda não é tão praticado. Segundo pesquisa em 2018, no Brasil, colaboradores recebem 21h de treinamento anual, enquanto nos Estados Unidos são 33h.

Da mesma forma, empresas investem cerca de US$ 1.252 anualmente, enquanto no Brasil é cerca de R$ 788 – mesmo em empresas de grande porte! Por isso, é hora de você investir em treinamentos online e ter um diferencial para a empresa.

Confira agora as vantagens da educação corporativa!

A empresa forma talentos

Se você busca retenção de talentos, a educação corporativa é uma prática que incentiva isso. Afinal, o talento é da casa, com a empresa formando as habilidades e especialidades necessárias para o funcionário.

Por meio de uma boa metodologia de ensino, como a blended learning, é possível passar um conhecimento claro e objetivo. O profissional absorve esse conhecimento e se torna um promotor da empresa, dentro e fora dela.

Equipe alinhada com a empresa

Ao entender o propósito da empresa e quais estratégias são aplicadas nos serviços dela, o funcionário se alinha com o que a empresa busca. Isso é impossível em uma empresa que não forma seus funcionários e que possui alta rotatividade deles.

No entanto, mais do que o alinhamento do funcionário com a empresa, a educação corporativa promove o alinhamento em equipe. Quando o alinhamento ocorre em grupo, ocorre uma multiplicação das habilidades na produção.

Isso gera um efeito exponencial na produtividade da empresa, o que pode vir a se tornar um diferencial competitivo.

Melhora o ambiente da organização

Treinamentos online não visam apenas o desenvolvimento profissional do funcionário, mas também o seu desenvolvimento pessoal. Habilidades como relacionamento interpessoal, gestão de tempo e comunicação são visadas no treinamento.

É importante lembrar que a educação corporativa visa o desenvolvimento coletivo e não individual – e o desenvolvimento pessoal faz parte disso.

Alta performance DE TODA A EQUIPE

O funcionário recebe autodesenvolvimento profissional em uma educação corporativa, tendo a chance de aprender com pessoas experientes na área. Esse é um aprendizado contínuo, que se aprofunda conforme o funcionário cresce profissionalmente.

Contudo, de nada vale para a empresa se só alguns poucos profissionais se desenvolverem. Por isso, ao envolver profissionais distintos na educação corporativa, o conteúdo se torna multidisciplinar e alcança toda a empresa.

Isso gera algo importante competitivamente para a empresa: o nivelamento do time.

Por que apostar em cursos online/EAD para educação corporativa?

Ao definir que educação corporativa é importante, a empresa passa por algumas dificuldades: conciliar funções e horários dos colaboradores, espaço para treinamento e tempo para seu uso, custos envolvidos, etc.

Tradicionalmente, seria necessário montar uma estrutura física para o treinamento dentro da empresa ou em um espaço adaptado. Isso gera muitos custos e constantemente um dos funcionários não pode participar, seja por distância ou tempo.

O treinamento corporativo EAD elimina, ou pelo menos reduz, esses problemas, contornando horário, deslocamento e estrutura. Com acesso remoto e custos baixos, é possível profissionalizar seu funcionário por cursos online.

Confira alguma das vantagens da educação corporativa em plataforma EAD!

Economia no longo prazo

Primeiramente, o treinamento corporativo em EAD exige menor trabalho logístico, ou seja, maior economia para empresa. Sem necessidade de estrutura fixa e permanente, a educação a distância permite também que:

  • Não existam gastos com transporte do colaborador até o espaço;
  • Que horários sejam alinhados para treinamento em equipe.

Horário mais flexível

Alinhar o horário funcional dos funcionários para realizar qualificação em espaço fechado não é benéfico para a produção. Mesmo que seja um treinamento importante, isso significaria uma paragem quase completa do funcionamento da empresa.

Além disso, se você deslocar os funcionários em pequenos grupos, isso ainda significa gastos com cada treinamento dividido. Por isso, o EAD é útil: ele permite a flexibilização do horário para encaixar o treinamento em equipe.

A rotina da empresa se mantém, enquanto o treinamento ocorre sem atrapalhar o funcionário.

Não há necessidade de deslocamento

Uma das grandes vantagens da educação corporativa no EAD é a quebra das barreiras geográficas para profissionalização. Um treinamento corporativo tradicional estabeleceria o treino em locais específicos, o que levaria à dificuldade de deslocamento para alguns.

Além disso, a manutenção desses espaços se traduz em gastos, principalmente quando são feitos treinamentos de vários grupos. Já no treinamento corporativo EAD, qualquer funcionário, de qualquer lugar, pode acessar o conteúdo profissionalizante.

É possível aplicar diferentes metodologias

Com as diferentes ferramentas disponibilizadas no meio virtual, é possível montar treinamentos coerentes com cada funcionário. Uma coisa que deve ser apontada é que cada um possui seu ritmo de aprendizado e forma de aprender.

Algumas das metodologias mais comuns são:

  • Ensino híbrido (ou blended learning), que mescla recursos da aula presencial e aula EAD;
  • Método de autoaprendizagem, onde o conteúdo é disponibilizado ao aluno e ele monta seu próprio horário e forma de estudo;
  • Sala de aula invertida;
  • Gamificação;
  • Etc.

Conclusão

Ao propor educação corporativa numa empresa, a maior preocupação de um gestor é como essa rotina de treino afetará a rotina de produção. No entanto, aqui está uma dica: é possível encaixar facilmente ambas as rotinas.

Ao investir numa plataforma EAD, você ganha praticidade para profissionalizar seus funcionários e alinhá-los com a visão da empresa. Ao propor educação corporativa, você ganha qualidade para todos os processos da empresa!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *