I N N O V I O

Carregando...

O perfil do aluno EAD no Brasil é diferente de um aluno de aulas presenciais. Mas como esses dois se diferem?

Aprender através de curso a distância é muito diferente de uma aula ministrada por um professor, dentro da sala em uma instituição de ensino. Logo, certas características são ainda mais necessárias para quem quer cursar um ensino a distância.

Quer saber quais as características que compõem um perfil de bum aluno EAD? Então continue acompanhando e boa leitura!

O que é preciso para ser um aluno EAD?

O sistema EAD vem se tornando cada vez mais popular nos últimos anos. De fato, é uma das modalidades da educação que mais tem se destacado e crescido no mercado.

Porém, não é todo mundo que possui o perfil do aluno EAD. Esse tem certas características que habilitam a estudar em sua casa, sem que isso comprometa o seu conhecimento.

Conheça, a seguir, mais um pouco sobre tais características, ao começar por:

Disciplina é essencial para um aluno EAD

Um aluno virtual precisa dispor de uma grande quantidade de disciplina. Por conta de o ensino depender diretamente do esforço do estudante, saber se portar da maneira certa e encarar o curso com seriedade é essencial.

A disciplina será a base para as outras características, visto que, sem essa, a pessoa que deseja cursar o ensino a distância não será capaz de aproveitá-lo.

Logo, este é um investimento que não vale a pena para pessoas que não são disciplinadas, visto que o dinheiro aplicado e o tempo dedicado, no fim, serão desperdiçados se o indivíduo não se policiar e levar os estudos a sério.

Comprometimento é fundamental

O comprometimento é outra característica preciosa para alguém que possui o perfil do aluno EAD. Isso significa realmente estudar, dar valor ao que você está investindo e tirar o máximo dos estudos.

O comprometimento irá afetar seu desempenho. Saber que será preciso sacrificar algumas horas do seu dia para estudar, alguns finais de semana para fazer trabalhos e realmente ler os materiais dispostos pelos professores faz parte do conhecimento de qualquer um que se matricule para um ensino a distância.

Organização será a chave de tudo

A organização entra como outra característica chave para que o aluno virtual consiga aproveitar inteiramente o seu curso.

Sem organização, fica difícil de assistir as aulas e separar algum tempo para estudar. Afinal, você, provavelmente, nunca vai saber quais dias será preciso dar ênfase em uma determinada matéria.

Isso também evita sobrecargas mentais e estresse, visto que se a pessoa se encontra em um cenário mais organizado, significa que ela não ficará acumulada com trabalhos do curso e atividades, evitando prejudicar seu sono, passando noites em claro.

Independência obrigatória

A independência é uma das características principais de um aluno EAD no Brasil. Afinal, para que este aproveite o curso, ele precisará contar muito mais com o próprio esforço e interesse pelo aprendizado.

Além disso, é fundamental que um aluno EAD seja capaz de identificar suas dificuldades e desafios ao longo do curso, para que ele consiga sanar suas duvidas de maneira mais assertiva e desenvolver ainda mais seu conhecimento.

Autonomia torna tudo ainda mais produtivo

Você precisa ser autônomo para tornar sistema EAD ideal para você. Conte com sua curiosidade e vontade para aprender para que possa aproveitar o máximo do ensino.

Muitas dúvidas serão sanadas dentro de horas de pesquisa e aprofundamento no assunto em questão. E, para as novas que surgirem, vale a pena trazer essas para uma discussão com o professor, quando ele estiver livre para lhe dar suporte.

A motivação é essencial

Autonomia e independência só funcionam se a motivação para estudar estiver alta. Um emocional estável permite que você mantenha o foco e consiga se dedicar em um ensino a distância.

Sem motivação, as obrigações do dia a dia e o cansaço causado pela rotina vão atrapalhar seu desempenho, já que, no momento em que você deveria estudar, você terá dificuldade para se concentrar, fazendo qualquer outra tarefa ao invés de ler os livros.

Como posso me tornar em alguém com o perfil de aluno EAD?

Trabalhar essas características dia após dia será essencial para que você consiga se comprometer como um aluno virtual.

Claro que algumas serão mais difíceis do que outras, e nem sempre é fácil se habituar a novos costumes. Porém, com um esforço diário, qualquer pessoa pode se tornar um estudante produtivo em um curso à distância.

Um curso EAD dependerá de você

A realidade do aluno EAD no Brasil está longe de ser ruim, visto como o setor cresceu nos últimos anos, dando destaque a este de 2020.

Porém, ele, em sua essência, ainda mantém a necessidade de contar com um maior comprometimento do seu estudante para que possa ser desempenhado da melhor maneira possível.

Trabalhe cada uma das características todos os dias, para que você consiga aproveitar ao ao máximo do seu curso a distância!

Gostou do artigo? Então o compartilhe em suas redes sociais!

Baixar eBook Como Criar um Curso Online

Leave a Comment

innovio_logo-04

A Innovio usa tecnologia e design para tornar a experiência de fazer um curso online mais simples e agradável, tanto para quem ensina quanto para quem aprende.

Innovio Desenvolvimento de Software LTDA

CNPJ: 37.480.203/0001-32

Feito com & no