I N N O V I O

Carregando...

A tecnologia está cada dia mais presente em nosso dia a dia, e a educação não ficou para trás nesse quesito. 

A realidade é que a educação a distância é mais antiga do que pensamos e, apenas está sendo facilitada com os avanços tecnológicos. 

Feita através de cursos por correspondência, era comum que as pessoas recebessem apostilas, listas de atividades e trabalhos para serem desenvolvidos ao longo dos meses estabelecidos do curso. Ao final do prazo, as atividades eram enviadas de volta para as instituições, e sendo aprovadas, as pessoas recebiam os seus certificados.

Com o advento da internet, esse processo foi se tornando cada vez mais simples e eficiente para o aprendizado. 

Os cursos online estão sendo cada vez mais buscados por pessoas que desejam se graduar e conseguir melhores oportunidades profissionais, mas não dispõem de tanto tempo, ou tenham a possibilidade de frequentar as aulas regulares. 

Ainda que o EAD tenha o seu valor, ele enfrenta alguns desafios que devem ser superados pelos gestores e alunos. Confira quais são eles e como solucioná-los!

Principais desafios do EAD

As pessoas de modo geral encaram o EAD como um curso mais fácil ou menos exigente, e este é um grande mito. Quem opta por essa modalidade deve ter em mente que o curso terá trabalhos e avaliações e que exige tanta (ou mais) dedicação que um curso presencial. 

Os mitos criados a respeito do curso são com certeza dificuldades encontradas pelo ensino EAD. Além do mais, existem desafios particulares de cada aluno e outras questões, como veremos a seguir. 

Nem todas as pessoas estão aptas ao EAD. O perfil do aluno é muito importante para o seu sucesso no curso.

Realizar um curso de modo geral não é simples e exige muita dedicação do aluno. Quando falamos da modalidade a distância o desafio aumenta. 

Isso ocorre pois o aluno a distância precisa ter um perfil mais responsável, crítico, autônomo e comprometido. Ele não terá professores falando semanalmente sobre os seus prazos, ou o observando enquanto o conteúdo é explicado. 

Toda a rotina parte do aluno e de seu interesse. O aprendizado é direcionado no ritmo e de acordo com as capacidades do estudante, deixando a instituição responsável pelo seu direcionamento. Dentre os principais desafios do EAD estão:

#1 – Organização

É certo que o aluno precisa de se organizar para conseguir estudar diariamente e não deixar acumular a matéria. O estudante precisa de cerca de 2 horas diárias para conseguir realizar o que é proposto para o dia. 

Em contrapartida, a instituição que oferece o curso também precisa ter organização. As aulas devem ser bem estruturadas e dinâmicas para conseguir passar a sua mensagem de forma atrativa e que faça sentido para o aluno. 

O material preparado deve seguir uma ordem que facilite o entendimento e o acompanhamento do aluno acerca das matérias estudadas.

Fale com um especialista da Innovio

#2 – Tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada no EAD. Porém, não poder contar com uma plataforma de qualidade pode dificultar muito o processo e tornar o aprendizado do aluno dificultado. 

A empresa que fornecerá a plataforma de que será utilizada deve ser muito responsável e bem avaliada, para que seja uma facilitadora do processo e não uma complicadora do EAD.

Faça questão de ter uma plataforma simples e que seja de fácil entendimento, para que o aluno consiga navegar por ela sem dificuldades.

Monte um curso agora mesmo. Teste nossa Plataforma Grátis!

#3 – Produtividade

Como avaliar a produtividade do aluno? O ensino a distância não consegue medir muito a forma com que o aluno realiza as atividades ou a sua rotina. 

É importante ajudá-lo a desenvolver a sua produtividade, fornecendo calendários facilitados. planos de estudos(opcionais), lembretes de entrega via e-mail e outras questões que podem auxiliar o aluno. 

A produtividade pode ser medida com as entregas dos alunos e a instituição tem o papel de incentivá-lo no que for possível.

#4 – Preconceito

Uma enorme dificuldade encontrada pelo EAD é o preconceito e o mito de que os diplomas e certificados emitidos por essa modalidade possuem menos valor. 

Vale ressaltar que esse mito está caindo e que algumas empresas estão valorizando mais profissionais que já tiveram experiência com o EAD, devido as suas características já citadas anteriormente. 

É importante ter em mente que o ensino a distância está crescendo e que o mercado valoriza profissionais que procuram estar em constante crescimento. 

#5 – Pagamento

A forma de realizar as cobranças é um ponto que pode ser muito delicado, principalmente para as instituições EAD.

Acontece que muitas vezes, o aluno possui pouco contato presencial, sendo assim não acontece aquela negociação frente a frente. 

Com isso, apesar das mensalidades menores, o EAD ainda pode enfrentar a inadimplência e dificuldade no recebimento das cobranças. 

Isso pode acontecer devido a cobrança de forma pouco prática. Uma boa solução para isso é realizar a cobrança recorrente através do cartão de crédito.

Tem algum desafio que deixamos de falar? Conta aqui pra gente!

Leave a Comment

innovio_logo-04

A Innovio usa tecnologia e design para tornar a experiência de fazer um curso online mais simples e agradável, tanto para quem ensina quanto para quem aprende.

Innovio Desenvolvimento de Software LTDA

CNPJ: 37.480.203/0001-32

Feito com & no