Carregando...
A modalidade de educação a distância (ou EAD) está se tornando cada vez mais popular no Brasil. Com um conteúdo 100% online, oferece a possibilidade de se aprender qualquer coisa – e de ser vendido em um site de cursos online.
Sem necessidade de programação web, se tornou comum o uso de plataforma para cursos online. Por meio de plugins, é possível trazer conhecimento para a web e ganhar dinheiro com isso.
Mas como criar um curso online do zero? Entenda agora como moldar seu conhecimento para uma plataforma para cursos online ou seu próprio site!
“No Brasil, os cursos EAD se encontram em constante crescimento, principalmente no Sudeste.”
Cursos EAD estão em alta no Brasil – e isso é visível em números. Segundo estudo da Abed, ocorreu crescimento de 17% em número de alunos do ano de 2017 para 2018. Com isso, cursos EAD livre ou universitário já apresentavam 9 milhões de estudantes.
Claro que isso levou também ao aumento da popularidade de plataforma para cursos online e é aqui que você toma a primeira decisão: usar de uma plataforma EAD já preparada ou criar um site para seus cursos online?
A primeira opção oferece toda uma estrutura para seus cursos, com funcionalidades como: Método de Pagamento, Biblioteca, Modelos de Certificado, Gestão de Alunos e Fóruns de Discussão.
Entretanto, para ser uma boa opção, deve atender a aspectos como:
Com isso, confira as melhores opções de plataforma!
Uma das opções mais populares para venda de cursos online, com mais de 1 milhão de usuários entre produtores, alunos e afiliados. É gratuito e possui um layout customizável para você inserir logo, cores da marca, entre outras coisas.
Além disso, apresenta:
Considerada uma das opções mais completas para hospedagem, gerenciamento e venda de cursos online, o Eadbox permite controle de marca e dos dados dos alunos. Além disso, apresenta um sistema avançado para personalização do layout.
Por fim, traz vantagens como:
Samba Play é uma plataforma completa voltada à venda de conteúdos em vídeo, seja curso tradicional, on demand, entre outros. Assim, é possível criar um canal personalizável para vendas no modelo pontual ou por assinaturas.
Entre suas vantagens, estão:
Outra plataforma bastante popular, com mais de 15 milhões de alunos, a Udemy permite venda de cursos online com projetos, questionários e exemplos práticos. Além disso, traz também:
É uma plataforma gratuita.
“Criar uma plataforma de cursos online não é mais um bicho de 7 cabeças.”
Já a outra opção é você criar sua plataforma para venda de cursos online, da escolha de domínio à venda dos cursos. Pode parecer um processo mais complicado, mas pode ser bastante simples por plataformas prontas como a da Innovio ou utilizando um CMS como o WordPress.
Por meio dessa plataforma, entenda o passo para pôr no ar seu próprio canal de vendas!
A escolha de um domínio parte de três pontos: a elaboração de um nome, a pesquisa do nome de domínio no www.registro.br e, por fim, o registro e compra do domínio. Tudo isso pode ser feito no Registro.br ou na hospedagem de sua escolha.
Para ter sucesso na criação do domínio, você deve:
Hospedagem é o espaço online onde armazena-se os arquivos do seu site e os deixa acessíveis na rede. Há vários tipos de hospedagens de sites, que variam por tamanho e funcionalidade para o usuário. Dentre todos, três se destacam:
Também há vários tipos de empresas que prestam esse serviço – e para escolher uma, leve em conta três aspectos: limite de armazenamento no servidor, quantidade de dados transferíveis para hospedagem e estabilidade do servidor.
Você pode escolher utilizar o código fonte da plataforma EAD da Innovio ou escolher um CMS para construir o seu site.
Se você optar por utilizar um CMS, vamos deixar aqui a indicação do melhor do Mercado até o momento: o WordPress.
A seguir vamos falar um pouco sobre as duas opções. Acompanhe!
Com a plataforma EAD da Innovio, você vai utilizar muito menos tempo e recurso para colocar seu curso online no ar.
Isso porque, enquanto com um CMS você precisaria construir todas as funcionalidades de uma boa plataforma EAD do zero, com a plataforma da Innovio você já tem acesso à todas as funções como área de membros, aparência, páginas, pagamentos, etc.
Além de ser muito fácil de manusear, você adquire em uma única compra o código-fonte da plataforma e faz a instalação através de um instalador inteligente, sem precisar quebrar a cabeça por horas tentando instalar plugins para os recursos que você precisa ou contratar um programador para fazer os serviços.
É simples, rápido, e já vem com o design responsivo e funcionalidades que precisa pra você criar um verdadeiro império de cursos online.
Com a Innovio você conta com:
Porém, caso você opte por utilizar um CMS, deixaremos as instruções abaixo:
Aqui você pode instalar diretamente pelo instalador da hospedagem ou pelo Instalador do WordPress. Na hospedagem, pesquise por WordPress e clique em instalar.
Depois, selecione o domínio onde ocorrerá a instalação e termine definindo configurações como nome de usuário, senha, nome do site, e-mail e idioma. Ao final, clique em Instalar.
Para acessar o painel de controle do WordPress, digite nomedoseusite.com.br/wp-admin, preencha nome de usuário/e-mail e senha e clique em Fazer login. Aqui você terá que baixar o WordPress no site oficial e seguir alguns passos:
O WordPress conta com inúmeros temas para você ter o design ideal para seu site de cursos online. Para escolher um, basta ir no painel de controle, clicar em Aparências e depois Tema.
Por fim, clique no Instalar do tema – e se quiser testar antes, clique em Visualizar. Para fazer alterações no tema, basta clicar em Aparências e depois Personalizar.
Com isso, seus olhos devem se voltar para as páginas e postagens que fará, também acessíveis pelo painel de controle. Aqui é importante criar uma página principal do site, um Fale Conosco, um Sobre Nós e, claro, páginas para seus Cursos.
Novamente volte para o Painel de Controle e clique em Plugins > Adicionar novo. Para você começar a criar seus cursos, vai precisar do plugin LearnPress – e depois do Add On WooCommerce For LearnPress para pagamento do curso.
Para adicionar o conteúdo, basta passar o mouse em cima e clicar no símbolo de lápis.
Para definir o pagamento do curso, clique em Configurações e depois em Pagamentos. Nessa aba, clique em WooCommerce Payment e marque Enable. Nessa página, defina a forma de pagamento e clique em Salvar configurações.
Para formas de pagamento, volte para o Painel de Controle, clique em Plugins e depois em Adicionar novo. Pesquise agora por WooCommerce, que é o que disponibilizará as formas de pagamento, e clique em Ativar.
Caso queira usar do PagSeguro ou outra opção como forma de pagamento, basta instalar o seu devido plugin para WooCommerce. Após instalado o plugin, basta ir em WooCommerce > Configurações > Pagamento.
Ative a sua escolha e clique nela para preencher o e-mail cadastrado na forma de pagamento (no site do PagSeguro ou outro) e o Token. O Token pode ser obtido no site da sua forma de pagamento.
Obs: também não esqueça de instalar o plugin Extra Checkout Fields for Brazil para aprimorar os campos da página de pagamento.
Por fim, você pode construir uma área de membros para interação entre aqueles que pagaram pelo curso. Assim, você restringe o acesso a certos conteúdos – e claro, cobra por acesso.
Os principais plugins para isso são:
Antes de tudo, você deve possuir um plano de negócio que defina tópicos essenciais como:
Além disso, também deve ser pensado no material a ser utilizado para produção e gravação do curso. No entanto, não para por aí.
Para começar a pensar nos cursos, deve antes definir o segmento de mercado que você atuará. É interessante lidar com algo que você tenha domínio (por exemplo, como criar sites) e pesquisar o nível de interesse pelo assunto no Google Trends.
Também é um momento para entender qual sua concorrência e estudar seus erros e acertos.
Dentro do segmento, você deve mirar num nicho de mercado, ou seja, no público mais específico do segmento. Com isso, você evita grande concorrência e elabora uma comunicação mais assertiva.
Caso queira ter uma comunicação mais específica com seu público, trabalhe com Personas, que são representações fictícias ou semifictícias de clientes ideais.
Ao pensar no seu público-alvo, pense também em como tornar seu curso acessível para todos os públicos: por exemplo, apenas 20,7% dos cursos EAD oferecem atendimento em libras.
Além disso, apenas 28,17% proporcionam lupas e lentes de aumento. Esses e outros detalhes podem se tornar um diferencial competitivo.
Como planejar um curso online sem definir um preço ideal? Para ter isso, você primeiro deve considerar todo o custo envolvido em sua produção. Depois, analisar a demanda e oferta do mercado por produtos semelhantes.
Por fim, entenda qual a importância que seu produto tem para o público.
Há mais de um formato em que você pode disponibilizar seu conteúdo, sendo muito comum o de aulas em vídeo. No entanto, outras opções se destacam como:
O mais recomendado é fazer um mix de formatos!
Por fim, divulgue seu curso em mais de uma mídia social. Por exemplo, criando um blog para compartilhar conteúdo, ganhando autoridade e confiança no nicho de atuação. Entregando conteúdos valiosos, você poderá recomendar seu curso ao final.
Além disso, faça o mesmo em vídeo no YouTube e nas redes sociais.
Ao fim desse conteúdo, você entendeu como planejar um curso online envolve não só pôr o site no ar, como também ter uma estratégia. Afinal, não é possível ter sucesso sem um planejamento sólido por trás.
Além disso, permaneça estudando sobre como criar site de cursos online e aprimore sua possibilidade de lucro na onda do EAD!