I N N O V I O

Carregando...

A educação a distância no Brasil caminhou a largos passos nos últimos anos. Vimos um crescimento absurdo de opções de cursos EAD e de alunos que se matricularam em cursos online.

Não é para menos, por conta da acessibilidade que os cursos online oferecem e o crescente número de usuários da internet no Brasil, o EAD se tornou uma excelente opção para quem deseja se capacitar e crescer profissionalmente.

Porém, não para por aí. Com as constantes mudanças e melhorias nas tecnologias, o EAD também tende a se aperfeiçoar e oferecer uma experiência ainda mais personalizada para os alunos e professores.

Quer saber quais são as 5 tendências para o ensino a distância que o futuro próximo reserva? Acompanhe este artigo!

Aumento do interesse pelo ensino a distância e o crescimento do número de matrículas

De acordo com um estudo realizado em 2018 pela ABMES (Associação brasileira de mantenedoras de Ensino Superior), o ritmo de crescimento do EAD no Brasil é maior do que a modalidade presencial.

Apesar de, ainda, o número de alunos optarem por aulas presenciais ser maior, o número de optantes pela modalidade EAD apresentou maior crescimento nos últimos anos.

Além disso, o Censo de Ensino Superior, mostrou que em 2016 tivemos mais de 1,5 milhões de matrículas em graduações EAD, o que representou 18.6% dos universitários no país, um aumento de mais de 100% comparado ao ano anterior.

Segundo as projeções, se continuar assim, a tendência é que em 2023 teremos mais alunos na modalidade EAD que na presencial.

Maior oferta de cursos EAD pelas instituições educacionais

Com o maior número de procuras por cursos EAD, aumentou também o número de instituições que oferecem cursos online.

Segundo dados da Abed em seu último censo o número de instituições educacionais que ofertam cursos EAD aumentou em 22%.

Mudanças nas legislações do MEC e maior credibilidade para instituições EAD

Ainda em 2017, o MEC regulamentou a Educação a Distância em todo o território nacional, permitindo que instituições de ensino superior pudessem oferecer exclusivamente cursos na modalidade EAD.

O que tornou possível a ampliação da oferta de cursos a distância.

Com essa mudança, diplomas oferecidos por instituições EAD possuem o mesmo peso e valor no Mercado de Trabalho que os emitidos por instituições presenciais.

Programas do Governo

O Prouni também abriu suas bolsas de estudo para universidades EAD.

Além disso, a UAB (Universidade Aberta do Brasil) tem levado ensino de qualidade através da internet, de forma gratuita, para diversas partes do país, principalmente com cursos de licenciatura e de capacitação para docentes.

A expansão da tecnologia e o Ensino a Distância

A expansão da tecnologia e dos meios de comunicação online tiveram grande influência no sucesso do EAD e promete seguir assim.

A principal tecnologia que auxiliou na popularização do EAD, com certeza, foi a mobile learning. Que facilitou o acesso das aulas através do uso de smartphones, sem a necessidade do desktop.

Com isso, os alunos podem acessar as aulas em qualquer hora e em qualquer lugar.

Ferramentas de comunicação online como bate-papos e interação instantânea, videoconferências, AVA, plataformas EAD intuitivas, etc., permitiram uma melhoria significativa na experiência dos alunos em seus cursos online.

A diminuição dessa distância entre professores/instituições e alunos garantiu uma educação mais dinâmica e ativa, reduzindo a evasão EAD – que é um dos grandes desafios dessa modalidade.

Tendências para o ensino a distância: Cursos em destaque

Alguns cursos ganham destaque quando o assunto é EAD, principalmente os tecnológicos.

Na lista de tendências para os cursos tecnológicos na modalidade EAD, temos:

  • Análise e desenvolvimento de sistemas;
  • Comércio exterior;
  • Gestão de recursos humanos;
  • Gestão de turismo;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Empreendedorismo.

Para graduações nós temos entre a lista de mais procurados:

  1. Pedagogia;
  2. Administração;
  3. Ciências contábeis;
  4. Serviço social;
  5. Educação Física;

5 tendências para o Ensino a distância no Brasil e no mundo

Quais tendências os próximos anos reservam para o EAD no Brasil e no mundo? Vamos conferir?

1.      Gamificação e robótica

Uma das grandes tendências para as aulas EAD (que já está sendo utilizada atualmente) é a gamificação (jogos) para promover a aprendizagem e a aplicação prática do conteúdo.

É um modelo que foge do tradicional das escolas e incentivam a criatividade e interatividade dos alunos. Os jogos podem ser uma excelente ferramenta pedagógica, proporcionando um aprendizado mais dinâmico.

2.      Machine Learning

O machine learning é uma tendência que promete ser cada vez mais presente no EAD, permitindo que as máquinas realizem tarefas específicas sem intervenção humana, automatizando processos.

Isso garante uma análise de dados cada vez mais rápida e a entrega de resultados mais precisos.

3.      Realidade virtual e Inteligência artificial

A realidade virtual é uma tecnologia que está em constante desenvolvimento no mundo todo. Pois garante uma realidade tecnológica alternativa e imersiva, capaz de proporcionar experiências significantes.

Imagina só poder visitar lugares históricos projetados sem sair de casa? A tendência para os próximos anos é que a aplicação da Realidade Virtual Aumentada se torne cada vez mais comum na educação.

Em relação ao uso da inteligência artificial, a ferramenta é uma forte aliada na geração de dados, permitindo ao aluno identificar com mais facilidade e precisão seus erros e acertos.

A tendência para os próximos anos é que os alunos possam acompanhar seu desempenho com maior precisão e trabalhar melhor suas dificuldades.

4.      Learning Education Technology – LET

Esse método promete ser tendência na educação como um todo, incluindo o ensino a distância.

O método busca fazer com que o empreendedorismo faça parte do dia-a-dia dos jovens, auxiliando no desenvolvimento de habilidades importantes que os mesmos precisarão para o mercado de trabalho: como a capacidade de lidar com desafios, resolver problemas complexos, etc.

Também são estimuladas habilidades como criatividade, pensamento crítico, colaboração e comunicação.

Assim, os adolescentes são melhor preparados não somente na teoria, mas na aplicação prática e realista das atividades que realizarão.

5.      Ensino de programação

Uma das grandes tendências para o ensino a distância é a popularização do ensino de programação.

Por que?

Independente da profissão escolhida, nos próximos anos, teremos relação direta com o uso da tecnologia, computadores e máquinas. Precisaremos nos “relacionar” com as tecnologias e manusear ferramentas tecnológicas no nosso dia-a-dia.

Será uma nova linguagem que usaremos no futuro.

Na China, por exemplo, o ensino de programação já faz parte do currículo escolar e as crianças já começam a aprender na pré-escola. Nos EUA, o governo já anunciou planos para colocar o ensino de programação como obrigatório para alunos até os 10 anos.

No Brasil, ainda não há planos para a inserção do ensino de programação na grade curricular, porém, há iniciativas que oferecem o ensino de programação, como o Programaê, por exemplo.

Você está preparado para as tendências do Ensino a distância no mundo?

Tanto professores como instituições precisam estar preparados para adotar as novas tecnologias em suas aulas EAD.

As plataformas EAD utilizadas já devem estar dentro das tecnologias atuais que melhoram a experiência do aluno em seu aprendizado. Negócios adequados ao futuro e em constante atualização e adequação às mudanças terão destaque no Mercado.

Procure conhecer as principais tendências, ficar por dentro das novidades e atualizar seu negócio (assim como sua metodologia de ensino) para a atualidade e para o futuro.

Baixar eBook Como Gravar Vídeos Profissionais do Celular

Leave a Comment

innovio_logo-04

A Innovio usa tecnologia e design para tornar a experiência de fazer um curso online mais simples e agradável, tanto para quem ensina quanto para quem aprende.

Innovio Desenvolvimento de Software LTDA

CNPJ: 37.480.203/0001-32

Feito com & no