Plataforma EAD

Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): O que é e como utilizá-lo?

Rafael Müller
Escrito por Rafael Müller em 27 de agosto de 2020
Junte-se a mais de 25 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nos últimos anos, a tecnologia tem evoluído o bastante para tornar o ensino EAD mais praticável. Ao conseguir aproximar aluno e professor, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é a tecnologia mais útil dentre todas.

Afinal, um dos principais desafios numa plataforma EAD é manter o aluno focado na aula. Enquanto em sala o professor detém a atenção, no virtual ele pode perder o aluno para qualquer distração.

Por isso, uma das vantagens do AVA é fazer com que o aluno e o professor cumpram com seus objetivos. Mas como? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre o uso do AVA!

O que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

“A principal função de uma plataforma AVA é simular uma ‘sala de aula’, quebrando a dispersão causada pela aula em plataforma EAD.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é, basicamente, uma sala de aula virtual, ou melhor dizendo, uma “simulação”. Se trata de um programa de gestão responsável por simular, que promove maior interatividade através de funções como:

  • Videoaulas;
  • Planos de estudo;
  • Atividades de sistematização, reforço ou avaliação;
  • Análise de dados educacionais;
  • Etc.

Ou seja, o uso do AVA é para disponibilização de conteúdo, gestão de alunos e atividades e outras funções inerentes. Dessa forma, permite todas as interações entre alunos e tutores, seja em cursos online, ensino híbrido ou presencial.

Claro que acaba sendo usada como plataforma para cursos EAD.

Qual é o objetivo no uso do AVA?

Uma das maiores dificuldades em ambiente virtual é a manutenção da atenção do aluno. Por não ser uma sala de aula tradicional, com o professor detendo toda a atenção, é mais normalizada a dispersão.

Então, o que o ambiente virtual de aprendizagem faz? Cria um ambiente semelhante a uma sala de aula. Ao promover troca de informações entre alunos e tutores, se mantém o engajamento e disciplina do aluno, o aproximando de seus tutores.

Afinal, o tutor tem total noção do que acontece em todo o processo de aprendizagem na educação a distância. Dessa forma, se elimina, pelo menos um pouco, o fator de distanciamento que existe no ambiente virtual.

Quais são as funcionalidades do AVA?

Ao propor troca de informações entre aluno e tutor, o ambiente virtual de aprendizagem permite vantagens para ambos. Nesse ponto de vista, o AVA assume um papel de mediador entre as partes.

As funções do Ambiente Virtual do aluno

  • Todos os conteúdos pertinentes ao curso são reunidos na Plataforma AVA;
  • Promove um canal de contato direto entre tutores/professores e alunos;
  • Permite debates através de fóruns de discussão, sendo possível até mesmo transmissões ao vivo para toda a turma.
  • Disponibiliza atividades que ajudam na assimilação do conteúdo entregue pelo tutor;
  • Permite o acesso do aluno à bibliografia e materiais de apoio;

As funções do Ambiente Virtual dos tutores/professores

  • Permite uma melhor gestão de alunos, podendo administrar mais de uma turma;
  • Permite também uma melhor gestão das atividades administrativas;
  • Disponibiliza um canal de transmissão para as suas videoaulas ou transmissões ao vivo;
  • Cria um espaço mais intuitivo para organização dos conteúdos do curso;
  • Promove ferramentas para criação e aplicação de exercícios e avaliações.

Funções extras do AVA: gamificação na educação

Gamificação é uma metodologia de ensino  que usa dos jogos para estimular o aluno a ter soluções criativas para problemáticas. Ao resolver situações por jogos, o aluno recebe uma recompensa, o badge.

Através dessas pequenas recompensas, é possível estimular o aluno a permanecer no ambiente virtual. E como isso pode ser feito? Através de uma plataforma AVA com gamificação.

Quais são as vantagens do AVA?

Observando as suas funções, é possível reconhecer 3 benefícios principais do ambiente virtual de aprendizagem.

  1. Protagonismo no ambiente virtual do aluno: o professor/tutor define um cronograma para tarefas e avaliações, mas o aluno tem total autonomia para definir seu tempo e forma de estudar.
  2. Fixação do conteúdo: com a disponibilização de videoaulas e exercícios de fixação, o aluno tem a oportunidade de treinar e fixar melhor a matéria. Além disso, pode sempre consultar o professor.
  3. Análise dos dados educacionais: por meio do AVA, é possível gerar relatórios que fornecem um panorama geral e comparativo dos alunos. Uma das grandes vantagens do AVA é que isso permite a personalização do ensino.

Como funciona o Ambiente Virtual do aluno e professor – na prática?

Como funciona na prática o Ambiente Virtual de Aprendizagem? Antes de você entender isso, saiba que há três usos do AVA:

  1. Educação a distância, onde o ensino pode ser feito de maneira presencial e online. Não é obrigatório ocorrer aula apenas no ambiente virtual.
  2. Educação online, onde o ensino obrigatoriamente ocorre na internet, de maneira assíncrona ou síncrona.
  3. E-learning, onde a internet é utilizada como um suporte ao treinamento de funcionários.

Atendendo a algum desses três usos, o primeiro passo é a escolha da plataforma, que atende a um propósito específico. Uma empresa ou instituição de ensino pode buscar a maior interação entre alunos e professor ou só um meio para oferecer material didático.

Feita a escolha, a instituição ou empresa escolhe o curso a ser oferecido na plataforma e o disponibiliza. Assim, cabe a plataforma oferecer o acesso ao aluno e professor por meio de login e senha.

Dentro da plataforma, o professor, tutor ou gestor, oferece as aulas, tira dúvidas, faz avaliações e interage com os alunos. Tudo isso acontece e é registrado no ambiente virtual do aluno e do professor.

Como ter acesso a um AVA?

Para isso, basta contar com uma plataforma EAD, um software online onde é possível desenvolver seu curso. Com a ajuda do LMS, o Sistema de Gestão de Aprendizagem, é possível gerir o curso, os tutores/professores e os alunos.

Com um Ambiente Virtual de Aprendizagem ao seu dispor, é possível ter total controle sobre o ensino oferecido por você!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): O que é e como utilizá-lo?”

Como escolher a melhor metodologia de ensino para o seu curso online › Blog Innovio

[…] Plataforma EAD […]