I N N O V I O

Carregando...

Como criar um curso online de sucesso sem gastar muito

Ensino a Distância é uma modalidade de ensino que tem crescido cada vez mais no Brasil. Há muitos brasileiros querendo se matricular, assim como muitos querendo ensinar. Nisso, querem saber como criar um curso online.

Afinal, a expectativa de crescimento do EAD é corresponder a 51% do mercado, tendo constante crescimento no número de matrículas. Se há busca por aula online, há demanda por professores.

Contudo, há muita concorrência no mercado e você precisa se destacar. Veja agora como criar um curso online do zero!

Entendendo o mercado EAD no Brasil: por que fazer parte?

“Pela flexibilidade que o Ensino a Distância traz, o mercado EAD no Brasil tem apresentado crescimento desde 2005.”

O mercado EAD no Brasil já existe a um bom tempo, mas foi na segunda metade da última década que realmente decolou. Em 2018, teve cerca de 8,45 milhões de matrículas no EAD do Brasil, um crescimento de 2% em relação a 2017.

Além disso, no mesmo ano, haviam 6,37 milhões de alunos matriculados no ensino privado. Desse número, 30% estudava a distância.

E por que houve esse crescimento do EAD? Há uma questão econômica: das 15 milhões de pessoas fora da universidade, 67% pode pagar por um ensino superior apenas no EAD.

No entanto, há também uma questão prática: para 61% do público pesquisado, é relevante o fato de poder estudar onde e quando quiser.

E o e-learning cresceu ainda mais no último ano…

  • Segundo Catho Educação, de 21 de março a 6 de abril, houve aumento de 70% nas matrículas EAD;
  • Segundo o INEP, 1,7 milhões de brasileiros realizaram matrícula em curso EAD nos primeiros meses;
  • Segundo o Google, houve crescimento de 130% na busca por curso EAD.

Por fim, o Brasil é um dos 5 países onde o EAD mais cresce. Por esse motivo, é importante estar pronto para atuar nesse mercado e lucrar!

Como criar um curso online: 9 passos para você!

Baixar eBook Como Criar um Curso Online

“Uma boa parte de como criar um curso online do zero é saber com que está lidando: seu conteúdo, seu público, sua plataforma EAD.”

Para criar curso online, é importante pesquisa e equipamentos para execução do curso. Conhecimento é importante, mas fácil de achar na internet, então você precisa criar um conteúdo interessante.

Para lhe ajudar, aqui vai um roteiro para criar um curso!

1. Defina o conteúdo da aula online

Como criar um curso online do zero? Comece definindo qual será o conteúdo do seu curso EAD. Para essa escolha, você tem que pensar em duas coisas:

  • No que você gosta, afinal, isso permite que tenha familiaridade com o assunto e um domínio dele para lecionar;
  • No que está em alta, afinal, você precisa chamar público para o seu curso e nada melhor do que conferir as tendências do mercado.

Por fim, há outra coisa que deve considerar: o que ninguém está abordando? Afinal, ensinar o que tantos outros já ensinam não lhe renderá muito – é necessário ver qual fatia do mercado não está sendo vista. Estou falando do nicho de mercado.

Quais são os nichos de mercado mais fortes?

  • Computação e Tecnologia;
  • Negócios e Empreendedorismo;
  • Artes e Artesanatos;
  • Escrita e Criação de Conteúdo;
  • Saúde;
  • Educação;
  • Desenvolvimento Pessoal;
  • Entretenimento.

2. Defina quem é seu público

Ao criar curso online, tudo que você faz deve ser pensando em um público-alvo. Isso é importante de duas formas: você entende se há público para seu conteúdo e também consegue produzir um conteúdo mais assertivo.

É justamente no ponto da assertividade que entra um termo muito comum: a persona, que é a representação semifictícia do seu cliente ideal. Ela é feita com base em dados reais sobre comportamento e características demográficas.

Além disso, considera as motivações, objetivos, desafios e preocupações, de forma a montar um perfil completo. Como fazer isso? Por meio de formulários e pesquisas na internet, nas redes sociais, entre outros canais de interação.

Perguntas para montar uma persona

  • Qual é a idade da persona?
  • Qual é seu nicho específico?
  • Qual é o nível de estudo da persona?
  • Quais são os interesses dela?
  • Quais são seus medos e desejos em geral?
  • Que tipo de conteúdo ela consome?
  • Qual linguagem ela costuma usar?
  • Como ela se comporta na internet?
  • Qual é o conhecimento dela no assunto que você leciona?

3. Entenda a sua concorrência

Uma etapa crucial em nosso roteiro para criar um curso é entender com quem está dividindo mercado. Isso é importante de três formas:

  • Lhe ajuda a entender os pontos fortes e fracos do mercado, no qual os fortes você tentará assimilar e os fracos tentará corrigir;
  • Lhe ajuda a conhecer metodologias de ensino, algo importante mais à frente;
  • Lhe ajuda a perceber nichos não observados, o que pode ser uma grande oportunidade.

Ao pesquisar sobre sua concorrência, não falo sobre “copiar e colar” o que outros fazem, mas sim aprimorar o que está sendo feito.

4. Monte um plano de aula EAD

Definido o conteúdo, seu público e a concorrência, é hora de seguir para a próxima etapa do roteiro para criar um curso: elaborar o curso de fato. Estou falando de montar o plano de aula EAD, o roteiro que sistematiza o conteúdo que será repassado.

Para montá-lo, você deve seguir os próximos passos:

  1. Identificar o conteúdo que será dado.
  2. Identificar o professor.
  3. Identificar o tema e o objetivo do curso ao final, que deve ser realista, viável e específico.
  4. Elaborar o conteúdo, que envolve a preparação do material e estruturação do conteúdo. É importante segmentar bem as aulas, de forma a não torná-las grandes demais.
  5. Definir os recursos didáticos que serão utilizados pelo curso;
  6. Definir o cronograma do curso e das aulas separadas;
  7. Definir quais serão as avaliações aplicadas.

5. Defina sua metodologia

Dentro do plano de aula EAD, há um ponto importante que você precisa definir: a metodologia da aula online. O que é metodologia? Em sua definição básica, é o “caminho ou via para a realização de algo”.

Na prática, é a forma como você passará seu conhecimento aos alunos. A metodologia é importante, pois a sobrevivência do seu curso EAD depende do sucesso do aluno, que deve absorver o conteúdo.

Quais são as metodologias que você pode adotar na aula EAD?

  • Metodologia clássica EAD, também chamada de metodologia da autoaprendizagem. Trata-se de dar liberdade irrestrita para o aluno montar seu método de estudo;
  • Aprendizagem aberta, onde há abordagem de conteúdo interdisciplinar, se estudando mais de um tema ao mesmo tempo;
  • Gamificação, onde se utiliza de jogos para gerar mais engajamento;
  • Aprendizagem adaptativa, onde você busca entender as necessidades do aluno e se adapta a ele;
  • Sala de aula invertida, onde o aluno tem um papel mais ativo em sala;
  • Ensino híbrido, onde se mistura aula EAD com aula presencial.

6. Busque os equipamentos de gravação

Baixar eBook Como Gravar Vídeos Profissionais do Celular

Nessa última etapa do roteiro para criar um curso, é momento de começar a gravar suas aulas. Para isso ocorrer, você deve ter 3 preocupações: câmera, gravação de áudio e iluminação.

Câmera

Afinal, qual é o tipo de câmera ideal? Isso depende da sua finalidade. Por exemplo, numa gravação mais caseira, um smartphone de boa câmera pode atender ao seu propósito.

Contudo, é importante que sua aula e anotações num quadro sejam bem visíveis. Uma câmera DSLR atende bem a esse propósito, oferecendo qualidade de imagem e estabilidade em movimento.

No final, o mais recomendado é investir numa câmera profissional apenas quando seu negócio começar a dar retorno financeiro.

Gravação de áudio

Mais importante do que a câmera é a gravação de áudio. Uma má gravação atrapalha o entendimento do aluno, o que influencia na taxa de abandono do curso. Por isso, você deve investir no melhor: microfone de lapela.

Com o uso desse equipamento, há boa obtenção de áudio, pois o microfone está próximo. Além disso, há mais praticidade, pois não precisa ficar segurando um microfone ou celular para gravar.

Iluminação

No quesito iluminação, há duas opções disponíveis para você:

  • Gravar com boa fonte de luz natural próxima, como próximo à janela numa parede de cor clara. É a opção mais econômica;
  • Comprar um iluminador LED, que é ideal para gravações feitas em estúdio ou qualquer ambiente fechado.

7. Faça a gravação

Com os equipamentos em mãos, é hora de pensar nos detalhes práticos da gravação, que são:

  • Cenário, que deve ser um espaço calmo (barulhos externos tornam sua videoaula amadora);
  • Roteiro, que é o texto que usará como apoio em sua aula. É importante que crie um roteiro para cada aula EAD;
  • Programa de edição de vídeos, que será utilizado após terminar de gravar a aula. É possível contar com programas gratuitos, como Movie Maker, ou pagos, como o Adobe Premiere.

8. Elabore conteúdos complementares

Além dos vídeos que colocará no curso EAD, é importante também oferecer conteúdos complementares que agreguem no ensino. Eu falo de artigos, infográficos, e-books, documentários, jogos, entre outras coisas disponibilizadas na plataforma EAD.

Com isso, você torna o aprendizado do aluno mais completo e dinâmico, o que pode lhe servir como diferencial no mercado.

9. Escolha a plataforma EAD

Por fim, é hora de definir onde colocará o seu curso. O que é importante numa plataforma EAD? Primeiro, ela deve ser um ambiente funcional, que garanta uma boa experiência de navegação e intuitividade.

Segundo, deve ser interativa, permitindo outras funções além da disponibilização de vídeos (importante para ter os conteúdos complementares). Terceiro, deve ser prática para você como produtor.

Você está pronto para criar curso online?

Apesar do mercado EAD no Brasil ter um grande número de criadores, isso não significa que não há mais espaço. Com bom conteúdo, boa apresentação, ótima gravação e maior interatividade com o aluno, é possível se destacar.

Contudo, o mais importante para criar um curso online é: você deve estar numa ótima plataforma EAD white-label. Com a Innovio, você tem funcionalidade e o espaço para dar a sua cara! Monte um curso agora mesmo para testar nossa plataforma grátis!

Monte seu curso EAD agora, Grátis!

Leave a Comment

innovio_logo-04

A Innovio usa tecnologia e design para tornar a experiência de fazer um curso online mais simples e agradável, tanto para quem ensina quanto para quem aprende.

Innovio Desenvolvimento de Software LTDA

CNPJ: 37.480.203/0001-32

Feito com & no