Plataforma EAD

Treinamento EAD para empresas: Vantagens e como fazer na prática

Rafael Müller
Escrito por Rafael Müller em 15 de agosto de 2020
Junte-se a mais de 25 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Uma empresa que quer continuar competitiva no mercado precisa estar sempre em constante evolução e acompanhar as tendências e, quando falamos isso, não queremos dizer só os avanços tecnológicos, mas os próprios profissionais precisam estar atualizados.

Portanto, valorizar os profissionais de sua empresa é um passo muito grande para o seu sucesso, não é à toa que as empresas estão investindo bastante na prática de treinamentos corporativo para o aperfeiçoamento e valorização de seus colaboradores.

E vale ressaltar que, uma das alternativas mais adotadas tem sido o treinamento EAD, todavia, como fazer treinamento corporativo a distância?

Há sim algumas práticas, dicas e informações de treinamentos online que você precisa saber para fazer o investimento correto para sua empresa e neste artigo você confere as principais informações e vantagens desse investimento!

O que é treinamento EAD?

Com tantos avanços tecnológicos, políticos e de mercado, é essencial que os colaboradores estejam atualizados e aperfeiçoando suas técnicas justamente para entregarem um melhor desempenho de suas funções.

De modo que é aí que surge o treinamento EAD ou educação corporativa, justamente para aperfeiçoar ou ensinar competências aos colaboradores utilizando a metodologia de ensino a distância através de treinamento online.

Em outras palavras, os colaboradores poderão ter um treinamento corporativo sem a necessidade de assisti-los presencialmente, o que já representa uma grande vantagem tanto para o colaborador, quando para a empresa.

Para comprovar isso, trouxemos algumas das principais vantagens de treinamentos online, quem sabe assim você não decide investir na prática para atualizar os colaboradores de sua empresa.

5 Vantagens do treinamento EAD

Ter seus funcionários capacitados e atualizados é muito importante para que uma empresa cresça, por isso que há um verdadeiro investimento em treinamento corporativo, de modo que é neste momento que surge a grande dúvida: treinamento presencial ou a distância?

Sem dúvida as duas modalidades de treinamento são importantes e, dependendo do objetivo e da necessidade da empresa é mais fácil detectar qual a melhor metodologia.

Porém, de modo geral treinamento EAD tem se destacado, pois com os avanços tecnológicos, os treinamentos online acabaram ganhando credibilidade e até tornado o treinamento presencial obsoleto.

Neste momento, você irá compreender melhor os motivos, veja 5 vantagens da educação corporativa a distância:

1. Sem barreiras geográficas

Com o treinamento presencial, em alguns casos a distância e a dificuldade acabava sendo um verdadeiro empecilho para a capacitação profissional e até exigia um planejamento a mais, quando o treinamento deveria acontecer em outra cidade ou estado, por exemplo.

Porém com treinamentos online já não é preciso a presença física de alunos e professores em um mesmo ambiente, pois é possível fazer tudo isso em plataformas EAD, tanto através de videoaulas, áudio aulas, transmissões ao vivo, etc.

Em outras palavras, as barreiras geográficas já não são mais uma desculpa ou empecilho para adquirir novas habilidades, pois o colaborador pode fazer seu treinamento acessando de qualquer lugar.

2. Otimização e flexibilidade na aprendizagem

Como seres humanos, imprevistos podem acontecer e justo no dia do treinamento o colaborador faltar, então, para passar o conteúdo e explicações requereria tempo e durante essa transmissão muita coisa poderia se perder.

Já no treinamento EAD, haveria uma otimização de tempo, pois com os conteúdos na plataforma online, o colaborador poderá “participar” do treinamento no momento que ele mais considerar adequado.

Isso já leva a duas outras grandes vantagens do treinamento corporativo online: a flexibilidade e a facilidade de fixação dos conteúdos.

Além do colaborador poder escolher o horário mais conveniente para estudar, ainda poderá conferir o material quantas vezes achar necessário, facilitando a fixação e melhorando a aprendizagem, dois aspectos extremamente atrativos do treinamento EAD.

3. Menor custo

Querendo ou não treinamento corporativo presencial tem um gasto bem grande, seja com impressão de material didático, aluguel de espaço, alocação de professores ou palestrantes e, em casos do treinamento em outra cidade / estado, custos com viagem e hospedagem.

Ao fazer a educação corporativa online, seus colaboradores terão em uma única plataforma de EAD toda a centralização dos conteúdos online e materiais complementares que poderão ser consumidos na própria empresa.

Em outras palavras, custo e benefício do treinamento EAD são bem melhores.

4. Autonomia para os colaboradores

Os colaboradores de sua empresa terão muito mais autonomia para escolher os conhecimentos e habilidades que quer aprender, ou seja, terão essa autonomia em seu processo de aprendizagem, fazendo escolhas que interessem a eles.

Incentivar a autonomia em relação a treinamento EAD é algo muito importante para uma empresa que quer investir na educação corporativa, pois demonstra tanto que a empresa quer que seus funcionários cresçam, como também que os funcionários estão empenhados em melhorar suas habilidades para desenvolver melhor suas atribuições.

5. Acompanhamento da performance dos colaboradores

Outra grande vantagem do treinamento EAD é a possibilidade de acompanhar o histórico e desempenho dos colaboradores, de modo que é possível conferir as competências aprendidas, as notas e até os acessos.

É possível acompanhar o progresso de aprendizagem dos colaboradores e até ter uma noção do que pode melhorar ou oferecer em treinamentos online no futuro.

O que evitar em treinamentos online

Após apontarmos 5 vantagens, entre tantas outras, do treinamento EAD, é necessário elencarmos também que nem tudo são flores e que ao oferecer essa modalidade de educação corporativa é preciso um verdadeiro empenho.

Veja bem, há muitos colaboradores que acham o treinamento corporativo cansativo, chato, portanto, já é preciso quebrar essa barreira, de modo que, ao se falar em treinamento EAD, a barreira a ser quebrada pode ser até maior.

Entretanto, há algumas práticas que podem ser evitadas pois atrapalham treinamentos online, então evite esses erros e você já estará dando um passo enorme na promoção da educação corporativa na modalidade EAD.

1. Oferecer treinamento corporativo online genérico

É sempre importante ressaltar que mesmo que as pessoas desempenhem as mesmas funções elas não são homogêneas, isso quer dizer que cada uma tem necessidades, objetivos e preferências diferentes.

Portanto, evite oferecer apenas treinamentos online genéricos, ou seja, que não se concentrem nas necessidades e “individualidades” de seus colaboradores. Caso você faça isso, eles não irão se sentir motivados ou empolgados para participar desse treinamento.

É fundamental que cada colaborador sinta que o treinamento EAD disponibilizado tenha sido pensado e desenvolvido para ele, correspondendo suas necessidades e expectativas, levando e consideração suas atuais habilidades e experiências.

2. Sobrecarregar os colaboradores com muitas informações

Sem dúvida, quando os colaboradores participam de treinamento EAD vão com o propósito de receber informações que poderão contribuir com o desempenho de suas atividades, porém, é fundamental que a formação não os sobrecarregue com informações.

O ideal é que quando o treinamento corporativo online for mais longo, que seja dividido em módulos para dar mais dinâmica ao aprendizado e sobrecarregar menos os funcionários, além do mais, esse método auxilia na aprendizagem.

3. Não definir objetivos

Todo treinamento corporativo deve ter objetivos bem definidos, caso contrário os colaboradores não terão incentivo para participar, outro ponto que você deve levar em consideração é a complexidade dos objetivos, pois eles podem ser divididos em marcos.

Conquistar os objetivos por etapas é algo que motiva os colaboradores durante os treinamentos online, como também facilita para que eles cheguem ao objetivo final bem mais motivados.

Gostou do artigo? Esperamos que sim e que a partir do exposto você tenha percebido a importância da educação corporativa e o poder revolucionário do treinamento EAD.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *