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A modalidade de cursos a Distância vem apresentando cada dia mais resultados sólidos, comprovando que essa é uma área que apenas cresce conforme os anos avançam. Números estes que são apresentados pelos indicadores de desempenho.

O uso destes é uma prática já consolidada no mercado, que guia muitos empreendedores a tomar as melhores escolhas, permitindo que possam vender ainda mais de seus produtos e serviços.

Quer conhecer quais os indicadores de desempenho para cursos EADs que farão a diferença para o seu negócio, permitindo alcançar uma maior gama de pessoas? Então continue acompanhando e boa leitura!

Quais os melhores indicadores de desempenho para educação à distância.

Os indicadores de sucesso são uma necessidade para qualquer empresa que queira continuar competitiva dentro do mercado.

Isso por que, através dos dados levantados por esses, nós podemos avaliar a performance da empresa nos últimos tempos, o que gera um histórico de dados que nos fornece as informações necessários para otimizarmos nossos objetivos estratégicos.

Por isso estes são consolidados no mercado. A avalição permite realizar um replanejamento de nossas medidas mercadológicas, para conseguir ver onde precisamos focar, permitindo que alcancemos mais pessoas dentro de nosso público-alvo.

Logo, é preciso procurar sempre pelos melhores indicadores que a indústria pode oferecer para o seu negócio, uma vez que esses permitiram que levante dados relevantes e cruciais para melhorar o papel tático da empresa.

Aqui está uma lista com os melhores indicadores de sucesso para educação à distância, permitindo que consiga levar seus cursos para uma gama maior de interessados na área.

1 – ROI (Return on Investiment)

O ROI, que pode ser traduzido como Retorno Sobre Investimento, é um dos indicadores de desempenho mais populares do mercado, sendo um válido investimento em EAD.

Isso se dá pelo fato de que esse indicador permite avaliar se o retorno financeiro desejado está sendo alcançado pela empresa. Além disso, ele ainda vai lhe ajudar a avaliar se o seu empreendimento está perdendo dinheiro com os investimentos realizados.

O ROI é facilmente aplicado em qualquer realidade, se adaptando muito bem para qualquer ramo de negócio existente no mercado. Ele se trata de uma conta simples, mas muito eficaz, que ajuda a verificar o quanto de lucro você está tendo.

Para fazer este, basta aplicar a seguinte fórmula:

  • ROI = Receita – Custo/ Custo x 100

Essa fórmula pode ser amplamente utilizada para analisar os resultados da organização como um todo ou, em alguns casos específicos, pode ser aplicada para descobrir informações sobre o retorno de cada curso, individualmente.

O resultado final será em porcentagem, o que torna a tarefa de comparar o ROI de diferentes projetos muito mais simples.

Por fim, aplicando estes dados, você pode mudar a maneira que abordará seus produtos, podendo dar mais ênfase ao que dá lucro, ou mudar a estratégia da propaganda daquilo que está em baixa.

2 – NPS (NetPromoter Score)

O NPS representa a sigla para Net Promoter Score. Essa se trata de uma metodologia criada em 2003 pela Bain & Company para mensurar o quão bem a sua empresa está lidando com os clientes ou com as pessoas que essa possui contato.

Afinal, garantir a satisfação da clientela é essencial para qualquer negócio que queira se manter em alta no mercado. É através destes que você conseguirá gerar receita.

Dado este conceito, o NPS é uma métrica altamente indicada, pois é possível avaliar facilmente se o seus alunos estão satisfeitos com o que está oferecendo.

Para isso, você irá subtrair a porcentagem de clientes promotores e detratores. Para isso, basta realizar uma pesquisa que o avaliam de notas de 0 a 10.

Avaliações abaixo de 6 serão dadas por aqueles que, após a compra do seu produto, suas vidas foram impactadas de maneira negativa. Geralmente, quem avalia neste número não voltará a fazer negócio com a sua marca.

Entre 7 e 8 está a porcentagem de pessoas que compram de você apenas aquilo que é necessário para eles. Logo, eles não são fieis a você e não são entusiastas da sua instituição.

Por fim, notas de 9 a 10 são das pessoas que afirmam que depois de iniciarem um relacionamento com a sua organização, seja através de um atendimento ou da compra de um produto ou serviço, suas vidas foram melhoradas. Estes indivíduos são fiéis, engajados e oferecem feedbacks positivos publicamente.

3 – Nível de engajamento

O nível de engajamento é outro indicador essencial para cursos EAD. Alunos que se mantêm engajados tendem a manter suas mensalidades em dia, farão recomendações da sua instituição e, principalmente, tem maiores chances de terminar o curso.

Não basta apenas vender os cursos sem entender se estes são atrativos o suficiente para que os estudantes se mantenham envolvidos nas atividades propostas ao longo de todo seu aprendizado.

Logo, é importante que você entenda o nível de engajamento dos seus cursos e se ele possui diferenciais, contendo um conteúdo relevante e que realmente permita que o aluno se especialize ainda mais na área que ele está querendo obter o conhecimento.

Para mensurar esse nivelamento, você deverá fazer as seguintes análises por meio de interações com seus estudantes:

  • Tempo que o aluno permanece dentro da plataforma da instituição;
  • Tempo estimado para que os módulos sejam completados por este aluno;
  • Participação e engajamento desse estudante em discussões no fórum da organização;
  • Quantidade de vezes que ele realiza login na plataforma do curso EAD na semana;

Os números obtidos após essas verificações podem demonstrar:

  • Se as ferramentas que são utilizadas para ministrar o curso precisam ser melhoradas;
  • Se a plataforma não é intuitiva o suficiente;
  • Se o curso não é interessante em sua abordagem;
  • Se a interface da plataforma não é atrativa;

Essas são algumas das diversas questões que se pode avaliar utilizando nível de engajamento. Além disso, ele é muito adaptável, podendo mensurar uma variedade enorme de dados que vão lhe permitir mudar sua abordagem ao público.

4 – Nível de desempenho

É um dos indicadores de sucesso para cursos EAD que deve ser analisado da maneira mais minuciosa possível.

O nível de desempenho demonstra a performance e o desenvolvimento do aluno. Logo, ele avalia a qualidade do serviço oferecido, verificando se existem problemas na composição e nos módulos ao longo do curso.

Ele pode ser medido por meio das taxas de avaliação de pontuação que são lançadas pela instituição detentora do material. Ou seja, quanto maior for à nota dos alunos nas provas, maior é o nível de qualificação ofertado pelo curso em questão.

O decrescimento deste número também indica se é necessário revisar o material proposto para o estudante, procurando falhas ou pontos que devem ser atualizados para garantir que ele vá para o mercado preparado para enfrentar as situações que lhe serão dadas.

5 – Número de inscritos

Por fim, mais uma importante métrica para qualquer instituição que trabalhe com educação à distância: os números de inscritos. Estes indicam a quantidade de alunos você está captando e retendo.

Esse deve ser acompanhado desde o inicio do negócio, visto que o mesmo deverá ser comparado com seus resultados futuros, para que você possa entender se a sua estratégia tem sido, ou não, eficaz.

Se houver um crescimento no número de inscrições realizadas ao decorrer de um determinado período, significa que as estratégias de prospecção e retenção de alunos têm atendido as expectativas. Se diminuir, é um sinal para reavaliar suas técnicas de comunicação e divulgação.

Esses são os indicadores de desempenho mais eficazes para um ensino a distância

Como vimos ao longo do artigo, esse sindicadores tem enorme importância para qualquer instituição que ofereça cursos à distância. Utilizando destes, você poderá entender se o seu investimento em EAD tem dado frutos, ou se é preciso olhar novamente para o seu planejamento, procurando soluções que o permitam alcançar o sucesso.

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